A atual diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Guararapes (ACEG), sob a presidência de Tarciso Tezin, teve a iniciativa de publicar números sobre a inadimplência neste município.
Segundo Gustavo Medeiros, gestor administrativo da ACEG, os dados são referentes às consultas solicitadas, tanto por empresas como por pessoas físicas, sobre possíveis restrições a documentos. “A consulta serve para a pessoa saber porque seu nome está negativado, em algum estabelecimento comercial ou após notificação de algum órgão regulador, ou para a empresa que queira cercar-se de garantias sobre as possibilidades de alguém ser bom ou mau pagador”.
Números alarmantes
De acordo com balancetes fornecidos pela própria ACEG, foram realizadas 16.754 (dezesseis mil, setecentos e cinquenta e quatro) consultas no período de 1º de novembro de 2012 a 28 de fevereiro de 2013. Deste total, 10.347 não constavam como restritos, contra 6.407 sob restrição de crédito. Já no correspondente ao mesmo período entre 2013 e 2014, o número de consultas subiu para 20.445 (vinte mil, quatrocentos e quarenta e cinco), tendo 11.495 resultados isentos contra uma alta considerável de inadimplência, constatando-se 8.950 avisos de restrição, cerca de 3.200 a mais que no ano passado.
Menos nomes limpos
Dos dados referentes ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), houve queda nas inclusões (nomes que ficaram “sujos”) e exclusões (nomes que “Já estão limpos”), porém ainda sinalizando aumento de resultados ruins. De novembro de 2012 a final de fevereiro de 2013, foram 605 inclusões e 577 exclusões, contra 593 (menor) inclusões e 445 (menor) exclusões. São cerca de 2% (dois porcento) menos de devedores com nomes restritos neste ano em relação ao passado, mas, na contramão da melhora, são quase 23% (vinte e três porcento) a menos de pessoas que conseguiram limpar seus nomes em Guararapes.
Segundo Tezin, esta é uma ótima oportunidade, através da exposição de dados ao público, de combinar a transparência da associação, demonstrar a prestação de serviços a que o público tem acesso e de alarmar à importante questão da inadimplência às empresas e consumidores em geral.
(18) 3606-5200
Praça Nossa Senhora da Conceição, 434 - Centro | Guararapes / SP
ace@aceguararapes.com.br